Criadores da Colômbia e Paraguai conhecem produção nacional de ovinos na FENOVI, em Rio Preto

A FENOVI (Feira Noroeste Paulista de Ovinos), realizada em São José do Rio Preto, já chama a atenção de criadores de outros países da América do Sul. A exposição desta sexta-feira, 10 de dezembro, contou com a presença de dois criadores estrangeiros.

Natural de Medellín, na Colômbia, Daniela Jiménez é especialista em ovinos há mais de 7 anos pelo criadouro ‘’Las Lomas’’ e possui participação vitoriosa com animais premiados em diversas feiras de ovinocultura, incluindo a última AgroExpo, realizada na cidade de Bogotá (capital da Colômbia) em novembro deste ano. A produtora de ovinos se diz muito satisfeita com a estrutura e qualidade dos animais apresentados na FENOVI. ‘’A exposição está me agradando muito. Os animais estão com uma qualidade muito boa, e com um elevado padrão genético.’’

Além de Daniela, a feira também contou com a presença do criador e zootecnista paraguaio Francisco Benítez, que veio a Rio Preto a fim de aprimorar seus conhecimentos em tecnologias relacionadas à ovinocultura, bem como participar do leilão em uma tentativa de adquirir o ovino mais bem avaliado. “A minha ideia aqui é buscar ferramentas e conhecimentos para entender um pouco mais sobre a raça e os pontos de atenção que tem que ter com a mesma.” O zootecnista ressaltou ainda a influência do Brasil no cenário ovinocultor sul-americano.  “Para nós o Brasil é uma grande referência tanto na parte de pecuária, quanto na parte de lavouras”, ressalta.

O zootecnista paraguaio Francisco Benítez, veio à FENOVI em busca de conhecimento técnico e para fazer negócios. (Foto: Arnaldo Mussi)

O final de semana tem programação agitada na FENOVI. Neste sábado a partir das 14h terá o evento gastronômico Cordeiro Gourmet Festival e também a EXPO Vinho Rio Preto, ambos no restaurante Cablocão, dentro do Recinto de Exposições.

No Cordeiro Gourmet Festival, as delícias do cardápio, assinado pela dupla Alexandre Badaró e Laís Accorsi, da @2Chefs Eventos, serão preparadas no estilo fogo de chão. O público poderá saborear delícias como linguiça e hambúrguer de carne de cordeiro, além de cordeiro defumado e arroz caldoso no cordeiro. Também serão preparados outros tipos de carnes, como a de aves e de suíno.

Já a Expo Vinhos Rio Preto envolve a participação de tradicionais lojas do ramo da cidade, com direito a degustação de rótulos nacionais e importados. São elas: Enoteca Cursino, Entrenós Vinhos, Empório Serra Gaúcha e Bekaa/Decanter

Toda a consumação de pratos está incluída no investimento, além da degustação de dois rótulos vinhos de cada loja expositora da Expo Vinhos Rio Preto. Os convites podem ser adquiridos no Restaurante Blue Jasmim, Restaurante Barbecue, Enoteca Cursino, Entrenós Vinhos, Empório Serra Gaúcha e Bekaa/Decanter.

Já no domingo, dia 12, a partir das 10horas, a atração fica por conta do desfile de carros antigos.

Protocolo anti-covid

A FENOVI segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições. O evento é aberto ao público e a expectativa da organização é receber cerca de 5 mil pessoas em cada dia de feira. Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid-19, permanecendo de máscara facial durante todo o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos.

Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao recinto, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital, por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones.

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos
Quando: De 7 a 12 de dezembro
Horário: 8h às 18h
Onde: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”
Site: www.fenovi.com.br
Flickr: www.flickr.com/photos/fenoviriopreto
Entrada e estacionamento gratuitos

Assessoria de Imprensa:
Thecer Comunicação Integrada
Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com  e (11) 99434-6507
Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com  e (17) 99121-5800
Alexandre Silva alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 9971-9030

(colaboraram para esta matéria Beatriz Silveira e Vinicius Ferreira)