Assinatura de convênio com governo estadual coroa encerramento da FENOVI

O último dia da FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, que termina neste domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio Preto, será marcado pela assinatura de um convênio com o governo estadual para fomentar a ovinocultura em São Paulo. O convênio será assinado, às 10h, pelo secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges.

O acordo em questão prevê a realização de provas de performance e eficiência alimentar para reprodutores das raças Dorper e White Dorper, com desenvolvimento do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa – órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) –, e coordenação da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Dorper e White Dorper (ABCDorper).

Segundo o veterinário Ricardo Lopes Dias da Costa, veterinário, pesquisador e professor do Instituto de Zootecnia, os testes de performance e eficiência alimentar têm o objetivo de deixar a ovinocultura mais eficiente e sustentável, pois permitem uma redução significativa nos gastos do criador com alimentação do animal. “Nossos testes conseguiram chegar a animais que apresentam o mesmo ganho de peso consumindo menos alimentação, uma redução de 40%, o que é bastante expressivo para o ovinocultor, pois a alimentação é um dos itens mais caros do confinamento animal.”

Nas provas de performance e eficiência alimentar, segundo Costa, são monitoradas várias características do ovino, entre elas o consumo alimentar residual, que permite mais ganho de peso com menos alimentação. “Essa melhora de eficiência é transmitida pelo animal para os seus descendentes”, ressalta.

Em mais um ato institucional, a secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento e a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR) ainda assinarão resolução para produção de mudas de seringueira não comerciais. A iniciativa é relevante, considerando o fato de a produção de mudas vir sofrendo problemas estruturais e necessitar de investimentos em viveiros.

O último dia da FENOVI também será marcado pela final dos julgamentos das raças Dorper e White Dorper, realizados pela 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, da Associação Brasileira de Criadores das Raças Dorper e White Dorper (ABCDorper). Serão revelados o grande campeão e a grande campeã de todos os campeonatos, além do melhor criador.

Gastronomia e entretenimento

A FENOVI será palco neste domingo, 12 de dezembro, de uma queima do alho preparada por João Roseta, duas vezes campeão na Festa do Peão de Barretos. Também será realizada uma exposição de carros antigos, com a participação de integrantes do Clube Pioneiro de Antigomobilismo, de São José do Rio Preto.

“Nosso clube existe há mais de 20 anos e atualmente conta com cerca de 50 integrantes. Estamos retomando nossos encontros agora que o cenário da pandemia está mais controlado”, conta o presidente do Clube Pioneiro, Alexandre Mateus Perin.

O encontro apresentará carros e camionetes dos anos 1950, 60 e 70.

Protocolo anti-covid.

A FENOVI é aberta ao público. Visitantes e todos os envolvidos na organização devem atentar aos protocolos sanitários contra a covid-19, permanecendo de máscara facial durante todo o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos. Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao recinto, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital, por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones.

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos
Quando: De 7 a 12 de dezembro
Horário: 8h às 18h
Onde: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”
Entrada e estacionamento gratuitos
Site: www.fenovi.com.br
Flickr: www.flickr.com/photos/fenoviriopreto

Assessoria de Imprensa:
Thecer Comunicação Integrada
Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com  e (11) 99434-6507
Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com  e (17) 99121-5800
Alexandre Silva: alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 9971-9030