Leilões de ovinos da FENOVI vão movimentar R$ 1,5 milhão em negócios

A FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, que segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições “Aberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio Preto, oportuniza negócios e aquece a economia da cidade, movimentando setores como hotelaria e gerando vagas temporárias de trabalho. De maneira direta, dois leilões de ovinos que integram a programação da FENOVI têm expectativa de gerar cerca de R$ 1,5 milhão em transações comerciais.

Voltados para as raças Dorper e White Dorper, os leilões são realizados pela MF Leilões, que atua no ramo do agronegócio há 17 anos, realizando leilões das mais diferentes espécies de animais. Os pré-lances tiveram início na semana passada, no site da MF Leilões (mfleiloes.com.br). “No site, é possível ter um perfil completo do animal ofertado e dar um pré-lance. O maior pré-lance dado até a realização do leilão determina o valor mínimo do animal”, explica André Assumpção, responsável pela MF Leilões e também diretor da AAPA Assessoria.

O primeiro leilão da FENOVI é o Selection, programado para esta sexta-feira, 10 de dezembro, às 20h. Os promotores são a Dorper Campo Verde, de Jarinu (SP), a Cabanha Five Star, de Vinhedo (SP), a Caiovas Dorper, de Itapetininga (SP), e a Boa Vontade, de Maceió (AL). O segundo é o Sempre Referência, programado para este sábado, 11 de dezembro, às 19h. Ele tem como promotores a Estância Bacurizinho, de Potirendaba (SP), a Dooper Buriá, de Senhor do Bonfim (BA), a Porto Santo, de Atibaia (SP), e a Araí Zumbi, de Pardinho (SP).

Os dois leilões da FENOVI receberão lances tanto presencial como digitalmente, com transmissão ao vivo pelo site da MF Leilões. Serão ofertados mais de 30 lotes, com a média de um animal em cada um, envolvendo reprodutores e matrizes de idades variadas e com o melhor da genética ovina.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), Valdomiro Poliselli Junior, que promove na FENOVI  a 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, os leilões representam oportunidade de bons negócios, uma vez que a carne ovina tem mais valor de mercado que a bovina, além de demandar menor estrutura para criação, sendo ideal ao pequeno produtor. “A arroba do cordeiro vale mais que o dobro do valor da arroba do boi no mercado. O rebanho ovino cresce rápido, produz muita carne e está pronto para o abate em menos tempo que o bovino.”

 Economia aquecida

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto, correalizador da FENOVI, destaca a importância da feira para a economia local e nacional, especialmente após um longo período de pandemia que impediu a realização de eventos. “A vinda de criadores de diferentes partes do País movimenta toda a cadeia produtiva, além de atividades envolvidas indiretamente, com geração de postos temporários de trabalho, por exemplo. Nosso papel enquanto gestores públicos é dar condições e infraestrutura para que essas trocas aconteçam”, destaca.

Segundo o presidente da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS), Paulo Vianna, mais de 70 vagas temporárias são oportunizadas com a realização da FENOVI. Além disso, 20 estandes de empresas ligadas à ovinocultura, como fornecedores de biotecnologia, veterinárias, entre outras, estão no recinto de exposições para expandir relações comerciais.

Protocolo anti-covid

A FENOVI segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições. O evento é aberto ao público e a expectativa da organização é receber cerca de 5 mil pessoas em cada dia de feira. Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid-19, permanecendo de máscara facial durante todo o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos.

Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao recinto, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital, por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones.

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos

Quando: De 7 a 12 de dezembro

Horário: 8h às 18h

Onde: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”

Entrada e estacionamento gratuitos

Site: www.fenovi.com.br

Flickr: www.flickr.com/photos/fenoviriopreto

Assessoria de Imprensa:

 Thecer Comunicação Integrada

Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com  e (11) 99434-6507

Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com  e (17) 99121-5800

Alexandre Silva alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 9971-9030