FENOVI tem inédito teste sensorial para avaliação e certificação de carne ovina

Startup criada a partir de um projeto de pesquisa financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a Brazil Beef Quality desenvolveu um sistema de classificação de carcaças bovinas que, agora, começa também a ser usado para avaliar e certificar a carne ovina. Com sede em Piracicaba e atuando desde 2017, a startup realizou nesta quarta-feira (8) na FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos – que segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições “Aberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio Preto – um teste sensorial com consumidores.

Diretor da Brazil Beef Quality, o veterinário Marcelo Coutinho destaca que a ideia da startup surgiu a partir da constatação de que países referenciais na pecuária bovina mundial, como Austrália e Estados Unidos, contam com sistemas consolidados de classificação e certificação. A partir de uma série de estudos, coordenados pela pesquisadora Bruna Biava, foi desenvolvida uma metodologia brasileira para a criação de um sistema de classificação de carcaças no País. “Agora, também iniciaremos esse sistema de classificação com a carne ovina, e o nosso primeiro teste sensorial com consumidores é realizado na FENOVI”, sinaliza Coutinho.

Durante o experimento, as pessoas foram convidadas a provar seis amostras diferentes de carne ovina, pontuando em um questionário aspectos como maciez, suculência e sabor. “As amostras de carne ovina são de animais de idades diferentes, raças diferentes e outros aspectos ligados aos processos industriais. Um software compila as respostas dos testes sensoriais, dando uma nota para cada amostra de carne avaliada. No caso da carne ovina, a marca que a comercializa recebe um selo que pode ser de 3, 4 ou 5 estrelas. Essa avaliação também é importante feedback para o criador”, comenta odiretor da Brazil Beef Quality.

Protocolo anti-covid

A FENOVI segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições. O evento é aberto ao público e a expectativa da organização é receber cerca de 5 mil pessoas em cada dia de feira. Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid-19, permanecendo de máscara facial durante todo o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos.

Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao recinto, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital, por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones.

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos

Quando: De 7 a 12 de dezembro

Horário: 8h às 18h

Onde: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”

Entrada e estacionamento gratuitos

Site: www.fenovi.com.br

Flickr: www.flickr.com/photos/fenoviriopreto

 Assessoria de Imprensa: 

Thecer Comunicação Integrada

Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com  e (11) 99434-6507

Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com  e (17) 99121-5800

Alexandre Silva alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 9971-9030