FENOVI é o primeiro passo para fazer da região de Rio Preto referência da ovinocultura, diz prefeito

A FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, cuja programação segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições “Aberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio Preto, teve a sua abertura oficial realizada na manhã desta quarta-feira, 8 de dezembro, envolvendo autoridades locais e representantes de associações ligadas à ovinocultura. Em sua fala, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, destacou a importância da feira na consolidação da região como referência nacional da ovinocultura.

“A ovinocultura tem todas as condições para crescer na região de São José do Rio Preto, e a FENOVI é o primeiro passo para a consolidação desse projeto, que já conta com o apoio do governo estadual”, disse o prefeito, referindo-se a um protocolo de investimentos que será assinado, no domingo, 12 de dezembro, pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, que foi representado na cerimônia de abertura da feira pelo chefe da Casa de Agricultura de São José do Rio Preto, Galdino Flávio de Almeida Filho.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, evidenciou, em seu discurso, que a ovinocultura é mais uma cadeia produtiva do segmento rural a ser desenvolvida na região de São José do Rio Preto, fortalecendo ainda mais o agronegócio, que é referência para todo o País. “A FENOVI já nasceu forte e, em breve, vamos começar a colher os frutos dessa semente que está sendo plantada agora”, comentou.

Presidente da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS), organizadora da FENOVI, Paulo Vianna fez um agradecimento especial aos criadores de ovinos que participam da feira, que trouxeram animais de excelência genética. “A feira é a oportunidade para produtores e criadores da região terem um panorama completo da ovinocultura brasileira na atualidade. Essa é a primeira de muitas edições.”

Em sua fala na abertura da FENOVI, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), Valdomiro Poliselli Junior, afirmou que a feira rio-pretense está recebendo a melhor geração de ovinos dessas duas raças no Brasil. “A ovinocultura é atividade de subsistência em muitas partes do Brasil e de alta produção em outras, mas ainda carece de apoio, investimento e reconhecimento. A FENOVI marca essa retomada da ovinocultura no noroeste paulista e os produtores já identificaram que São José do Rio Preto tem potencial para a consolidação desse projeto.”

O mesmo entusiasmo de Poliselli Júnior marcou a fala do presidente da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (Aspaco), Francisco Manoel Nogueira Fernandes, que destacou a importância da FENOVI no desenvolvimento da ovinocultura na região de São José do Rio Preto e seu maior fortalecimento no território paulista. 

A cerimônia de abertura da FENOVI ainda contou com a participação do vice-presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Marcelo Ártico; do médico veterinário da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo Danilo Ferreira, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos; do vereador rio-pretense Odélio Chaves, que, na ocasião, representou a Câmara Municipal; e do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Edmundo Ferreira Gressler. 

Protocolo anti-covid

A FENOVI segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições. O evento é aberto ao público e a expectativa da organização é receber cerca de 5 mil pessoas em cada dia de feira. Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid-19, permanecendo de máscara facial durante todo o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos. 

Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao recinto, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital, por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones. 

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos

Quando: De 7 a 12 de dezembro

Horário: 8h às 18h

Onde: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”

Entrada e estacionamento gratuitos

Site: www.fenovi.com.br

Flickr: www.flickr.com/photos/fenoviriopreto

Assessoria de Imprensa: 

Thecer Comunicação Integrada

Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com  e (11) 99434-6507

Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com  e (17) 99121-5800

Alexandre Silva alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 9971-9030