Animais das raças Doper e White Dorper começam a chegar ao recinto de exposições para a FENOVI

Foto: Arnaldo Mussi

A inédita FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos tem início na próxima terça-feira, 7 de dezembro, véspera de feriado de Imaculada Conceição. Nesta sexta-feira, 3 de dezembro, mais de 200 ovinos, entre machos e fêmeas, das raças Dorper e White Dorper chegaram ao Recinto de Exposições “Aberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio Preto. Animais de outras três raças estão previstas para chegar neste final de semana.

A FENOVI deverá contar com mais de 700 animais, a maioria das raças Dorper e White Dorper, que vão participar da 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

A organização da FENOVI, que busca fomentar a ovinocultura na região de São José do Rio Preto, é da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS). A expectativa é que todos os animais tenham chegado ao Recinto de Exposições até segunda-feira, 6 de dezembro.

Além das raças Dorper e White Dorper, predominantes na ovinocultura brasileira, a FENOVI também recebe 25 animais das raças Suffolk, 10 da Poll Dorset e 25 da Ile de France, além de cerca de 80 fêmeas de rebanho geral, dedicadas à reprodução. Eles não participarão de provas oficiais, estando em exposição para comercialização.

No que se refere a provas e julgamentos das raças Dorper e White Dorper, a FENOVI marca a retomada do calendário oficial da ABCDorper, que ficou dois anos sem realizar sua exposição nacional por conta da pandemia da covid. Na feira rio-pretense, o público será bem-vindo, respeitando o protocolo sanitário que exige apresentação de comprovante de vacina e uso de máscara facial. A expectativa é que 5 mil pessoas passem pelo recinto em cada dia da exposição, que seguirá até dia 12, domingo.

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

Protocolo anti-covid
Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao Recinto de Exposições, os frequentadores da FENOVI deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones. A carteira de imunização ainda pode ser acessada pelo site https://conectesus-paciente.saude.gov.br. Será exigida pelo menos uma dose de vacina.

Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização da FENOVI, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid, permanecendo de máscara facial durante o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos.

SERVIÇO

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos
Quando: De 7 a 12 de dezembro, das 8h às 18h
Onde: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”
Entrada e estacionamento gratuitos

Assessoria de Imprensa
Thecer Comunicação Integrada

Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com e (11) 99434-6507
Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com e (17) 99121-5800
Alexandre Silva alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 9971-9030