São José do Rio Preto realiza inédita FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos

Referência regional no agronegócio, São José do Rio Preto se prepara para realização da inédita FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, evento que vai colocar em destaque as atividades da ovinocultura, da criação ao consumo de carne de ovinos, para toda a região metropolitana, estado de São Paulo e território nacional.

Realizada pela Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS), a FENOVI acontece dos dias 7 a 12 de dezembro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. O evento já nasce com autoridade no setor, pois vai abarcar a 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, consolidada no julgamento dessas espécies animais.
A FENOVI será aberta ao público, com entrada e estacionamento gratuitos. A expectativa é que cinco mil pessoas passem pelo Recinto diariamente durante a exposição.

O evento tem a correalização da Prefeitura Municipal de Rio Preto por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

A expectativa é receber cerca de 700 ovinos das raças Dorper, White Dorper, Ile de France, Santa Inês e Suffolk. Serão 58 expositores de ovinos de várias regiões do país, principalmente Nordeste, Sul e Sudeste, além de cerca de 20 expositores de empresas de segmentos variados.

“A região de Rio Preto é uma relevante força no setor agroempresarial e tem um grande potencial para a cadeia da ovinocultura. Por isso acreditamos que a FENOVI tem como principais objetivos atrair novos criadores, incentivar os que já estão na atividade e mostrar para o público geral, que é o consumidor, o diferencial da carne de ovinos”, avalia o ovinocultor Paulo Vianna, presidente da ANPOVINOS e também da FENOVI.

A FENOVI será um espaço de negócios, de eventos técnicos e de entretenimento para toda a família.

“A localização estratégica de Rio Preto em relação a estados como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, fundamentais no agronegócio, a sua própria atuação metropolitana e sua grande comunidade árabe, apreciadora da carne de cordeiro, nos aponta um evento muito promissor em oportunidades para criadores de ovinos de todo o país”, destaca o presidente da ASPACO, Francisco Manoel Fernandes, que compõe a organização.

Na programação técnica, haverá a realização da 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper e a primeira edição do Congresso Nacional da Carne Ovina, que são organizados pela ABCDorper e integram a grade geral da programação.

“Depois de uma temporada suspensa por conta da pandemia de covid, estamos felizes em retomar a nossa exposição nacional das raças Dorper e White Dorper, realizando-a pela primeira vez em Rio Preto”, destaca o presidente da ABCDorper, Valdomiro Poliselli Junior. “Encontramos todo o apoio do poder público, que se mostrou aberto à proposta de um evento para fomentar a ovinocultura e vem nos garantindo a melhor infraestrutura”.

A 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, dedicada à avaliação e ao julgamento e avaliação dos animais, terá transmissão ao vivo pelo canal de Youtube da Prefeitura de Rio Preto.

Já sobre o Congresso Nacional da Carne Ovina, as inscrições podem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/congresso-nacional-da-carne-ovina__1360624. O evento técnico será realizado no formato híbrido (presencial e online), de 7 a 9 de dezembro, a partir das 18h20. Os participantes poderão optar pelas palestras in loco no Recinto de Exposições “Aberto Bertelli Lucatto” ou transmitidas simultaneamente pela internet.

Além de quase 60 expositores de ovinos e outros segmentos já confirmados, a área de negócios da FENOVI contará ainda com a realização de dois leilões de ovinos da raça Dorper, nos dias 10, sexta-feira, e 11, sábado. O Leilão Dorper Selection Nacional 2021 e Leilão Sempre Referência Nacional 2021 reunirão, ao todo, 60 lotes e 60 animais.

“Recebemos com muita alegria esta primeira edição da FENOVI, importante para o cenário agroempresarial da nossa cidade e região. A ovinocultura está em crescimento no País e queremos, portanto, colaborar com esses avanços, reforçando a condição de Rio Preto enquanto celeiro de negócios”, declara o prefeito Edinho Araújo.

Programação para toda família
Além de atrair os olhares para a cadeia da ovinocultura do Noroeste Paulista, a realização da FENOVI marca a retomada dos eventos com portões abertos ao público e, em um evento completo, as atividades técnicas dividirão espaço com ações de gastronomia, diversão e curiosidades.

Uma praça de alimentação especial com food trucks será montada, com funcionamento diário, até às 20h. Nos dias 8 e 12, a partir das 12h, o almoço contará com a tradicional Queima do Alho, no restaurante Caboclão.

O ponto alto dos eventos gastronômicos ficará por conta do Cordeiro Gourmet Festival e Expo Vinhos Rio Preto, no dia 11, a partir das 14h, também no Caboclão. Organizado pela @2 Chefs Eventos, o Cordeiro Gourmet Festival terá como principal atrativo cortes de carnes de cordeiro. O cardápio do festival também tem opções de cortes bovinos, suínos e aves, com pratos como costela de fogo de chão, leitão no espeto, arroz caldoso entre outros pratos preparados especialmente pelos chefs rio-pretenses Laís Accorsi e Alexandre Vilella.

Para a Expo Vinhos Rio Preto, quatro tradicionais adegas da cidade farão degustação e harmonização com vinhos nacionais e importados.

O primeiro lote de adesões para o Cordeiro Gourmet Festival já está à venda por R$ 120, por pessoa, até 25 de novembro. Os convites podem ser adquiridos nas lojas participantes do evento: Barbecue Restaurantes (@barbecuerestaurantes); Blue Jasmim (@bluejasmimgastronomia); Empório Serra Gaúcha (@emporioserragaucha); Entrenós Vinhos do Brasil (@entrenos.vinhos); Bekaa Wine Club (@bekaawineclub); Enoteca Cursino (@enotecacursino).

Protocolo anti-covid
Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização da FENOVI, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid, permanecendo de máscara facial durante todo o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos.

Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones. A carteira de imunização ainda pode ser acessada pelo site conectesus-paciente.saude.gov.br.

Sobre a ANPOVINOS
Desde de Setembro de 2004, a Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS) trabalha para fortalecer os ovinocultores e toda a cadeia produtiva de ovinos. Graças às parcerias com os vários elos da cadeia produtiva, desde fornecedores de insumos até distribuidores de carnes, visa padronizar a produção de carne ovina e capacitar mão-de-obra nas fazendas.

Sobre a ABCDorper
A ABCDorper, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 2000, em Curitiba (PR), com o objetivo de congregar os criadores de ovinos das raças em todo território nacional, tendo, portanto, como finalidade: divulgar as características e as qualidades dos ovinos da raça Dorper e White Dorper; fomentar a criação de ovinos das raças, estimulando a formação de novos rebanhos; promover, patrocinar e apoiar eventos que possibilitem a presença de ovinos das raças Dorper e White Dorper para a exposição, concurso, mostra e/ou comercialização; estimular a representação dos sócios nos eventos vinculados à Associação; e, por fim, abrigar as expressões Dorper e White Dorper através dos componentes registros, para que as mesmas somente possam ser utilizadas, inclusive por terceiros, para fins comerciais, quando devidamente conveniadas e/ou autorizadas.

Sobre a ASPACO
Em atuação desde 1960, a Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO) tem participado ativamente de projetos e programas com o intuito de valorizar e escoar a produção, melhorar a renda e atender os elos da cadeia produtiva da carne ovina. Uma de suas mais importantes realizações estão os concursos de carcaças e o Campeonato Cordeiro Paulista. Os trabalhos realizados pela ASPACO na ovinocultura paulista, muitos deles pioneiros, são reconhecidos em todo o País.

Serviço
FENOVI – Feira da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores
07 a 12 de dezembro de 2021, das 8h às 18
No Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’
www.fenovi.com.br
Necessária a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid e uso de máscara facial

Assessoria de Imprensa
THECER COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com e (11) 99434-6507
Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com e (17) 99121-5800
Alexandre Silva: alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 99713-9030